sexta-feira, 20 de maio de 2016

Gesso Cartonado Resistência

Gesso cartonado: Resistência Mecânica







Categoria: Dicas de pladur









Esta imagem exemplifica a estrutura de paredes de gesso cartonado. Neste artigo, saiba mais sobre a resistência deste material. Imagem: Multi Perfil

Resistência Mecânica das Placas do Gesso Cartonado

As placas de gesso cartonado, ou Pladur, apresentam boa resistência mecânica a choques contra a sua superfície, mas não resistem intactas a choques fortes e de grande proporção.
  • Leia mais: Gesso Cartonado: Usos e Vantagens

Paredes de Gesso Cartonado  |  Parede de Pladur

As placas, quando utilizadas como parede, são fixadas em uma estrutura de madeira ou aço galvanizado. A rigidez da estrutura interna é o que dá resistência e estabilidade à parede, capaz de suportar o peso de objetos pesados fixados em sua superfície, a qual pode ter os mais variados comprimentos e alturas.
  • Leia mais: 12 Motivos para utilizar pladur como Parede

  parede de pladur
As imagens exemplificam como é a estrutura de uma parede comum de gesso Cartonado. Fontes: Multi Perfil  |  Divisinos

 Instalação de Móveis e Televisões na Parede de Gesso

Para instalar prateleiras, televisores e acessórios diversos na placa de gesso, considere o peso destes:
  • Objetos com até 10kg - normalmente a chapa de gesso suporta até 10 kg em uma pequena área, utilizando uma bucha específica para gesso.
  • Se o objeto tiver entre 10 a 40 kg - acessórios apropriados devem ser usados para suportar o peso de prateleiras, tampos de granito, quadros e outros elementos, tais suportes distribuem melhor o peso sobre a superfície da placa de gesso cartonado, evitando possíveis rachaduras. 
Abaixo há dois modelos, bastante semelhantes, de suporte para televisão. Estes modelos são os mais indicados para serem fixados em paredes de gesso/pladur, pois permitem uma melhor distribuição da furação. Os furos devem ser bem espaçados entre si (14 cm) - utilize de 10 a 8 buchas de gesso (8mm).  
 
              
Pesquise preços e modelos: Suportes para TV - Buscapé

  • Objetos com mais de 40 kg - reforços internos devem ser instalados quando  a parede for receber cargas pesadas, como: bacias e pias sanitárias, armários e bancadas.  (cada fabricante de placas de gesso cartonado deverá informar qual a carga máxima que o material suporta. Os reforços podem ser instalados facilmente, basta desprender a chapa de gesso dos perfis e aplicar o reforço na estrutura interna. A chapa retirada deve ser substituida por uma nova para que o fechamento e o acabamento final fiquem perfeitos.
A imagem abaixo ilustra como a estrutura interna é adaptada para receber objetos pesados.
 
Parede com reforço interno, estruturas que suportam peso.

Tecto de Gesso cartonado  |  Tecto de Pladur

A resistência do forro de gesso está relacionada ao sistema de fixação das placas, que pode ser:
  • Por meio de pendurais, isto é, arames galvanizados;
  • Por meio de perfis de aço galvanizado;
  • Mescla destes dois sistemas
Para áreas menores é utilizado o sistema de arames galvanizados, na qual uma das extremidades do arame prende-se nas placas de gesso e a outra no tecto. Os pendurais possuem diferentes bitolas para suportar mais ou menos peso.
Já os perfis de aço galvanizados são utilizados para áreas extensas. Contudo, os perfis necessitam estar presos ao tecto através de arames galvanizados, ou podem ser fixos por meio de peças também de aço galvanizado. Sendo que este último sistema confere ao forro maior estabilidade e resistência.
 
 
Forro de gesso com fixação mista - Brecho Arte

Os sistemas de fixação são conhecidos como:
  • Tecto Aramado: uso somente de pendurais;
  • Tecto Estruturado: uso de perfis de aço galvanizados, suspensos por meio de pendurais ou de ferragens;
  • Tecto Removível: é o mesmo sistema do forro estruturado, mas sendo que as placas de gesso cartonado podem ser removidas.
 Obs.: Objetos com até 3kg podem ser fixados no tecto de gesso após instalado; objetos mais pesados, como varais e suportes para projetores, devem ser instalados diretamente na lage.

Mobiliário de Gesso cartonado  |  Mobiliário de Pladur

Os móveis de gesso cartonado com estrutura de aço galvanizado também ganham estabilidade e rigidez. Outro fator que garante maior resistência e vida útil às placas de gesso cartonado é o acabamento que irá receber em sua superfície. Investir em papel de parede e tintas especiais laváveis são algumas formas de embelezar e preservar o gesso.
 
     
Nicho de gesso em construção - Fonte: Gesso Pleno | Divisória com nichos - Fonte: Santa Sanca
 
Estante de gesso e de mdf - Fonte: Blog São Caetano do Sul

Resistência ao fogo

A placa de gesso cartonado apresenta ótimo desempenho ao controle do fogo em caso de incêndio,chegando a ser superior à resistência das paredes de alvenaria. Isso ocorre porque em sua composição há a presença de água (20% do peso da placa comum).
Também existem os modelos de placas desenvolvidos para serem mais resistentes ao fogo que as placas comuns.
Portanto, conforme a espessura, a quantidade e o modelo das placas, assim como conforme o modelo da estrutura interna, o controle do fogo pode ser maior ou menor. Alguns fabricantes garantem de 30 a 45 minutos de resistência.

Fontes Consultadas



+ SAIBA MAIS | Tecto falso pladur

Nenhum comentário:

Postar um comentário