segunda-feira, 8 de junho de 2015

Tectos Falsos Pladur

Como instalar tectos falsos

pladur  10 dicas e uma vídeo aula

Oi pessoal, tudo bem? Vocês conhecem Parede Seca?  Drywall Talvez seja um termo meio desconhecido para vocês…Mas se eu mudar para Pladur? Aí sim!
Bom, pladur ou parede seca (gesso acartonado) é o termo usual para o sistema construtivo, o preferido dos arquitetos de interiores. Mas o que é isto? É um sistema industrializado já pré- fabricado feito de gesso e placa de aço. Essa técnica foi iniciada nos Estados Unidos mas hoje está com tudo nas construções de Portugal. E como hoje eu estava fazendo alguns projetos de forro com gesso acartonado e modificando alguns layouts com pladur, resolvi compartilhar algumas dicas e informações sobre este produto.



(fonte:placo.com.br)
Dica 01- Acho que a principal vantagem de 

utilizar o Pladur é a rapidez da obra e a facilidade de  corte e execução de projeto. É um produto mais leve que o tijolo e fornece menos sujeira para a obra.
Dica 02- Como ele é feito? O sistema é

composto por placas de gesso (gesso + papel cartão) parafusado em uma estrutura de aço, denominados de montantes ou guias.

(fonte:placo.com.br)

Dica 03- Há três tipos de drywall: placas 

seca, destinada a áreas secas; placas para áreas resistentes ao fogo e placas resitentes à umidade, utilizadas em áreas molhadas. E visualmente o que diferencia entre elas é a cor de uma das faces.
Dica 04- Uma dica importante: é na face 

colorida que a placa vai receber o acabamento com tintas, pastilhas, cerâmicas…




Projeto Arquiteta Natalia Noleto.
Neste projeto, utilizei as placas verdes para áreas molhadas.

Dica 05 - O sistema é ótimo para fazer 

fechamentos de pequenos espaços como depósitos, escadas..


Projeto Arquiteta Natalia Noleto

Dica 06 – Resistência e segurança. Existem

algumas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que exigem índices mínimos de segurança para substituir as alvenarias por drywall. O material tem que ser resistente para alguns impactos e pesos.

Dica 07 – Imóveis com paredes internas 

construídas com PLADUR é necessário pedir um memorial técnico para a construtura para verificar qual o local que há reforço estrutural no caso de pendurar televisores, prateleiras ou quadros. Tenho visto poucas plantas com estas indicações. E para fazer o furo no material, alguns acessórios e parafusos especiais são recomendados. Não  podemos utilizar parafuso e bucha (utilizada em parede de tijolo) para fazer a fixação. Existe a bucha específ_ica para PLADUR


Dica 08 – Em caso de reformas, é possível fazer um reforço estrutural para pendurar televisão 

e outros objetos. Neste caso, é preciso distribuir o peso entre os montantes, ou seja, colocar um suporte entre os perfis de aço.
Assim, evita que a placa de gesso trinque.


(fonte: placo.com.br)
 Dica 09 – Acústica – O sistema apresenta um ótimo desempenho acústico

Se ele for utilizado e    instalado corretamente. O problema é que normalmente não há uma previsão de projeto acústico adequado ( como o preenchimento de lã de rocha, mantas..) e na obra o sistema não é instalado corretamente. Por exemplo, uma borracha guia que fixa o montante no piso pode resolver muitos problemas de ruído.  Um outro problema é a falta de fiscalização na obra com conhecimento técnico. E depois… O usuário que sofre com os problemas de acústica.
Dica 10 –  Atenção para a instalação do forro e projeto luminotécnico. Os montantes que seguram a placa normalmente são instalados com uma distância de 60cm. Entretanto, esta distância não é fixa. É necessário ter atenção nos pontos previstos paras as luminárias. É melhor deslocar o montante do que deixar a luz com focos indesejáveis.


Ótimo exemplo de instalação do forro de gesso e luminárias.

Curiosidades: A placa de gesso é encontrada no mercado com dimensões 1,20 x 2,40m ou 1,20x 1,80m. e recomendo um gesseiro com experiência para executar a obra.

Curso de pladur grátis

Pessoal tabica em Portugal chamamos de Alheita 


Si gostou do vídeo comente e muito importante para me curta minha fanpage.
Empresa de pladur tecto falso preço m2
Até o próximo post!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário